quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ensino PBL x Ensino Tradicional


Muitos estudantes que decidem estudar na Argentina ainda se confundem a respeito da diferença desses dois métodos de ensino até por que, no brasil, que eu tenha conhecimento, somente uma faculdade no sul possui método de ensino PBL, ainda é um ensino que está obtendo seu espaço e confiança, porém, na Argentina, mais faculdades já aderiram, bem, vamos la explicar o que é cada uma:

  • Ensino Tradicional:
É aquele método de ensino que nós estamos acostumados a ter na escola desde o jardim de infância, no qual o professor tem um plano de estudos, e cada aula explica um assunto, e depois é passado provas, trabalhos, etc. Não tem muito o que dizer, pois já estamos acostumados com esse ensino desde sempre.

  • Ensino PBL (Baseado em Problemas)
"Os docentes expõem um caso para estudo aos estudantes. De seguida, os estudantes, estabelecidos em grupos de trabalho, identificam o problema, investigam, debatem, interpretam e produzem possíveis justificações e soluções ou resoluções, ou recomendações. A ABP tem como base de inspiração "os princípios da escola activa, do método científico, de um ensino integrado e integrador dos conteúdos, dos ciclos de estudo e das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e se preparam para resolver problemas relativos a sua futura profissão." Fonte: Wikipédia.

Ou seja, o Ensino PBL, criado originalmente na Europa, é aquele que o professor da matéria não vai chegar e explicar todo o conteúdo, pelo contrário, ele vai chegar, passar um caso para você pesquisar no que seja, internet, livros, até encontrar a solução, é um método, que na minha opinião, te ensina a ser auto-ditada, e isso aumenta a sua agilidade de percepção.

  • Exemplo:
Em uma aula de anatomia do coração:

- No ensino Tradicional: o professor irá explicar tudo, detalhadamente, sobre do que o coração é composto, quais funções executa, e patologias (doenças) que podem ocorrer no coração.

- No ensino PBL: o professor irá te passar um caso clínico, e você, como não sabe nada a respeito da anatomia do coração, terá que estudar tudo isso para então, investigar o caso e solucionar o problema.


  • Faculdades Argentinas que são Ensino Tradicional:
Não irei citar todas, apenas as que mais são procuradas por brasileiros:

UBA - Universidad de Buenos Aires

Fundación Hector ''Barceló''
UAI - Universidad Americana Intrabierta Americana
Hospital Italiano


  • Faculdades Argentinas que são PBL:
UNR - Universidad de Rosário
Universidad Maimonides
Universidad de Córdoba 


  • Observações:
- A UBA, é uma universidade que se diz tradicional, porém, devido a relatos de muitos alunos, vemos que a falta de comprometimento dos professores que estão cada vez mais desestimulados (quem é professor da UBA não recebe por isso em dinheiro, apenas o título de professor, por isso, a maioria dá aulas na UBA e em particulares), e por conta da superlotação, os alunos acabam cada vez mais tendo que ser auto-ditadas.

- A UNLAM (Universidad de La Matanza) como eu expliquei nesse post aqui, quando expliquei sobre a faculdade, ela possui um método diferenciado de ensino, pois separa 50% do tempo para aulas no ensino tradicional e 25% para a resolução de problemas, é meio que uma mistura dos dois ensinos, dando prioridade claro ao ensino Tradicional.


- Muitas faculdades, mesmo sendo tradicionais, utilizam o PBL na hora de aplicar seminários, trabalhos e exercícios de fixação da matéria, isso é muito comum, tanto na Argentina quanto em qualquer lugar, e muitos desses exercícios baseados em problemas te fazem recordar de assuntos passados tanto da matéria que está estudando, quanto de outras, pois medicina é isso, um conjunto todo que forma um membro do corpo humano ou uma patologia, então é sempre importante recordar.



E aí, qual a sua escolha?

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Conheça: UNLAM - Universidad Nacional de La Matanza



http://www.unlam.edu.ar/

A Universidad Nacional de La Matanza se localiza na província de Buenos Aires na cidade de La Matanza, porém do centro são apenas 1hr00 de ônibus até a faculdade.
Eu estive pessoalmente em uma palestra da UNLAM, e confesso que a faculdade impressiona por ser nova, até por que o curso de Medicina lá existe há apenas 2 anos. Mas vamos lá para a forma de ingresso:

  • Ingresso 1° Fase:
A UNLAM possui uma forma de ingresso separada por duas fases, a primeira fase é o CBC que dura de agosto a dezembro e possui as seguintes matérias:

Biología (multiplica por 4)
Seminario de Comprensión y Producción de Textos (multiplica por 3)
Filosofía (multiplica por 3)

Essa ''multiplicação'' descrita acima, é por que, para aprovar, o aluno precisar ter no MÍNIMO, 70 pontos. Ou seja, se ele tirou 7 em biologia, 8 em seminário, e 7 em filosofia, vai ter ao total 73 pontos, ou seja, aprovado.

  • Ingresso 2° Fase:
O aluno tendo feito 70 pontos na primeira fase, é automaticamente aprovado para a segunda fase, que conta com uma matéria só chamada EDUCAÇÃO MÉDICA, que dura de fevereiro até o meio de março, e ele terá que desvendar um caso clínico, e sendo aprovado, tirando no mínimo uma nota 7, está finalmente no curso de medicina que se inicia em abril.

  • Outros pontos que você deve saber sobre a UNLAM:

- O curso de Medicina na UNLAM é novo, tem apenas 2 anos, por isso, ele é autorizado pelo MEC Argentino, porém só será reconhecido quando a primeira turma se formar.

-  A partir do primeiro ano de medicina até o terceiro, as aulas são integrais das 08hrs as 17hrs, e eles dividem esse tempo de segunda a sexta assim: 50% de aula teórica, 25% de discussão de casos clínicos e 25% de vivência hospitalar, ou seja, o aluno já é direcionado para ficar em hospital desde o primeiro ano, porém, nos primeiros 3 anos só como observador, a partir do 4° ano que se começa a tocar no paciente. 

- O curso da UNLAM de Medicina não possui todas as horas necessárias para atuar no Brasil, mas, na Argentina somente a UBA possui, então, os formados nas faculdades que não possuem, assim que prestam o exame do Revalida, completam a carga horária em faculdades brasileiras.

- O método de ensino é o Tradicional, porém são dados trabalhos para discussões de caso.

- Para se matricular, antes, é necessário assistir uma palestra, e assinar um termo para dizer que você está ciente e de acordo com as informações dadas e as diretrizes do curso.

- Próxima turma de Ingresso a ser formada: Agosto/2015, mas as inscrições começam antes!





segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Conheça: UAI - Universidad Abierta Intramericana



http://www.uai.edu.ar/

A UAI também é muito procurada pelos brasileiros pois contém professores da UBA, boa estrutura e unidades em Buenos Aires e em Rosário.
  • Ingresso:
A UAI possui duas fases de ingresso para nós estrangeiros que é uma prova de Espanhol, para testar seus conhecimentos em e
spanhol e custa 10% do valor da matrícula.
Sendo aprovado através da analise de um professor pois é necessário um nível de espanhol básico, o estudante é direcionado a um curso de nivelamento que dura em torno de 30 dias e possui as seguintes matérias:

         Comunicação Oral e Escrita;
         Biologia, Química e Física (tudo junto).

As aulas ocorrem duas ou três vezes na semana, e sendo aprovado nesse curso de nivelamento, cujo a média é no mínimo 60% da prova, o aluno esta automaticamente no primeiro ano.

  • Primeiro Ano:

Como a UAI praticamente não tem curso de ingresso, o primeiro ano é formado pelas seguintes matérias:
  1.  Anatomía Humana
  2. Histología - Citología - Embriología 
  3. Ética Profesional
  4. Práctica I
  5. Taller de Informática I
  6. Inglés I
  7. Genética Humana
  8. Filosofía e Historia de la Medicina
A média lá é com a UBA, que é 7, e todo aluno para aprovar na matéria é obrigado a final do semestre fazer uma prova com todo conteúdo do semestre em cada disciplina.


  • Valores:

Consulte aqui: http://www.uai.edu.ar/ingreso/carreras/medicina/
  • Horários:

Tem aula de manhã, tarde e noite.

Obrigada André Felipe, meu caro amigo, pelas informações dadas. :)