Muitas pessoas me perguntam se é possível trabalhar e estudar na Argentina, possível é, porém, se você pode só estudar é a melhor coisa, pois medicina na Argentina ou em qualquer lugar do mundo é um curso muito puxado, maaas, se você não tem outra opção, para conseguir procurar emprego funciona assim:
- Primeiro passo: Ter o DNI ou a Precária em mãos:
- Mas como assim Ana, vou ter que esperar três meses para conseguir dar entrada nos papéis para trabalhar?
Não. Quando você for até a imigração tirar seu DNI, assim que terminar todo o processo que dura de três até seis horas, você irá receber um certificado de residência PRECÁRIA (provisória) nesse mesmo dia, que é um papel igual a esse da imagem:
Esse papel comprova que você ja é um residente argentino. Com esse papel em mãos você já pode dar entrada na sua CUIL (Código Único de Identificação Laboral), que é a carteira de trabalho argentina, e assim entramos no segundo passo.
- Tirando a CUIL:
Para tirar a CUIL, você deve procurar uma agência da ANSES (Administrácion Nacional de Seguridad) e para achar a filial mais perto de você é apenas chamar o número 130 e perguntar ou entrar no site: http://www.anses.gob.ar/ , geralmente são pequenas as filas e a sua CUIL sai no mesmo dia.
Representação de uma agência da ANSES. |
- Certificado de Residência Precária ou DNI (Original e Foto)
- Comprovante de Residência (Original e Foto): Esse documento a agência irá te encaminhar para tirar na delegacia mais próxima da sua casa, pois sem esse documento você não consegue dar entrada nos trâmites do DNI.
- Após isso você já terá a sua CUIL nas mãos no mesmo dia, e, assim quando receber o DNI Permanente em mãos, é bom atualizar o cadastro com o número do seu DNI.
- Recomendações:
Próximo post sobre a série de como trabalhar em Buenos Aires: Trabalho no ''negro''.
Nenhum comentário:
Postar um comentário