quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ensino PBL x Ensino Tradicional


Muitos estudantes que decidem estudar na Argentina ainda se confundem a respeito da diferença desses dois métodos de ensino até por que, no brasil, que eu tenha conhecimento, somente uma faculdade no sul possui método de ensino PBL, ainda é um ensino que está obtendo seu espaço e confiança, porém, na Argentina, mais faculdades já aderiram, bem, vamos la explicar o que é cada uma:

  • Ensino Tradicional:
É aquele método de ensino que nós estamos acostumados a ter na escola desde o jardim de infância, no qual o professor tem um plano de estudos, e cada aula explica um assunto, e depois é passado provas, trabalhos, etc. Não tem muito o que dizer, pois já estamos acostumados com esse ensino desde sempre.

  • Ensino PBL (Baseado em Problemas)
"Os docentes expõem um caso para estudo aos estudantes. De seguida, os estudantes, estabelecidos em grupos de trabalho, identificam o problema, investigam, debatem, interpretam e produzem possíveis justificações e soluções ou resoluções, ou recomendações. A ABP tem como base de inspiração "os princípios da escola activa, do método científico, de um ensino integrado e integrador dos conteúdos, dos ciclos de estudo e das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e se preparam para resolver problemas relativos a sua futura profissão." Fonte: Wikipédia.

Ou seja, o Ensino PBL, criado originalmente na Europa, é aquele que o professor da matéria não vai chegar e explicar todo o conteúdo, pelo contrário, ele vai chegar, passar um caso para você pesquisar no que seja, internet, livros, até encontrar a solução, é um método, que na minha opinião, te ensina a ser auto-ditada, e isso aumenta a sua agilidade de percepção.

  • Exemplo:
Em uma aula de anatomia do coração:

- No ensino Tradicional: o professor irá explicar tudo, detalhadamente, sobre do que o coração é composto, quais funções executa, e patologias (doenças) que podem ocorrer no coração.

- No ensino PBL: o professor irá te passar um caso clínico, e você, como não sabe nada a respeito da anatomia do coração, terá que estudar tudo isso para então, investigar o caso e solucionar o problema.


  • Faculdades Argentinas que são Ensino Tradicional:
Não irei citar todas, apenas as que mais são procuradas por brasileiros:

UBA - Universidad de Buenos Aires

Fundación Hector ''Barceló''
UAI - Universidad Americana Intrabierta Americana
Hospital Italiano


  • Faculdades Argentinas que são PBL:
UNR - Universidad de Rosário
Universidad Maimonides
Universidad de Córdoba 


  • Observações:
- A UBA, é uma universidade que se diz tradicional, porém, devido a relatos de muitos alunos, vemos que a falta de comprometimento dos professores que estão cada vez mais desestimulados (quem é professor da UBA não recebe por isso em dinheiro, apenas o título de professor, por isso, a maioria dá aulas na UBA e em particulares), e por conta da superlotação, os alunos acabam cada vez mais tendo que ser auto-ditadas.

- A UNLAM (Universidad de La Matanza) como eu expliquei nesse post aqui, quando expliquei sobre a faculdade, ela possui um método diferenciado de ensino, pois separa 50% do tempo para aulas no ensino tradicional e 25% para a resolução de problemas, é meio que uma mistura dos dois ensinos, dando prioridade claro ao ensino Tradicional.


- Muitas faculdades, mesmo sendo tradicionais, utilizam o PBL na hora de aplicar seminários, trabalhos e exercícios de fixação da matéria, isso é muito comum, tanto na Argentina quanto em qualquer lugar, e muitos desses exercícios baseados em problemas te fazem recordar de assuntos passados tanto da matéria que está estudando, quanto de outras, pois medicina é isso, um conjunto todo que forma um membro do corpo humano ou uma patologia, então é sempre importante recordar.



E aí, qual a sua escolha?