quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ensino PBL x Ensino Tradicional


Muitos estudantes que decidem estudar na Argentina ainda se confundem a respeito da diferença desses dois métodos de ensino até por que, no brasil, que eu tenha conhecimento, somente uma faculdade no sul possui método de ensino PBL, ainda é um ensino que está obtendo seu espaço e confiança, porém, na Argentina, mais faculdades já aderiram, bem, vamos la explicar o que é cada uma:

  • Ensino Tradicional:
É aquele método de ensino que nós estamos acostumados a ter na escola desde o jardim de infância, no qual o professor tem um plano de estudos, e cada aula explica um assunto, e depois é passado provas, trabalhos, etc. Não tem muito o que dizer, pois já estamos acostumados com esse ensino desde sempre.

  • Ensino PBL (Baseado em Problemas)
"Os docentes expõem um caso para estudo aos estudantes. De seguida, os estudantes, estabelecidos em grupos de trabalho, identificam o problema, investigam, debatem, interpretam e produzem possíveis justificações e soluções ou resoluções, ou recomendações. A ABP tem como base de inspiração "os princípios da escola activa, do método científico, de um ensino integrado e integrador dos conteúdos, dos ciclos de estudo e das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e se preparam para resolver problemas relativos a sua futura profissão." Fonte: Wikipédia.

Ou seja, o Ensino PBL, criado originalmente na Europa, é aquele que o professor da matéria não vai chegar e explicar todo o conteúdo, pelo contrário, ele vai chegar, passar um caso para você pesquisar no que seja, internet, livros, até encontrar a solução, é um método, que na minha opinião, te ensina a ser auto-ditada, e isso aumenta a sua agilidade de percepção.

  • Exemplo:
Em uma aula de anatomia do coração:

- No ensino Tradicional: o professor irá explicar tudo, detalhadamente, sobre do que o coração é composto, quais funções executa, e patologias (doenças) que podem ocorrer no coração.

- No ensino PBL: o professor irá te passar um caso clínico, e você, como não sabe nada a respeito da anatomia do coração, terá que estudar tudo isso para então, investigar o caso e solucionar o problema.


  • Faculdades Argentinas que são Ensino Tradicional:
Não irei citar todas, apenas as que mais são procuradas por brasileiros:

UBA - Universidad de Buenos Aires

Fundación Hector ''Barceló''
UAI - Universidad Americana Intrabierta Americana
Hospital Italiano


  • Faculdades Argentinas que são PBL:
UNR - Universidad de Rosário
Universidad Maimonides
Universidad de Córdoba 


  • Observações:
- A UBA, é uma universidade que se diz tradicional, porém, devido a relatos de muitos alunos, vemos que a falta de comprometimento dos professores que estão cada vez mais desestimulados (quem é professor da UBA não recebe por isso em dinheiro, apenas o título de professor, por isso, a maioria dá aulas na UBA e em particulares), e por conta da superlotação, os alunos acabam cada vez mais tendo que ser auto-ditadas.

- A UNLAM (Universidad de La Matanza) como eu expliquei nesse post aqui, quando expliquei sobre a faculdade, ela possui um método diferenciado de ensino, pois separa 50% do tempo para aulas no ensino tradicional e 25% para a resolução de problemas, é meio que uma mistura dos dois ensinos, dando prioridade claro ao ensino Tradicional.


- Muitas faculdades, mesmo sendo tradicionais, utilizam o PBL na hora de aplicar seminários, trabalhos e exercícios de fixação da matéria, isso é muito comum, tanto na Argentina quanto em qualquer lugar, e muitos desses exercícios baseados em problemas te fazem recordar de assuntos passados tanto da matéria que está estudando, quanto de outras, pois medicina é isso, um conjunto todo que forma um membro do corpo humano ou uma patologia, então é sempre importante recordar.



E aí, qual a sua escolha?

14 comentários:

  1. Olá, poderia me resumir como é sua vida ai? Como foi o processo para ir para ai? Em qual faculdade você estuda?

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu estudo na UBA,e para vir para cá, eu fechei com uma agência de intercâmbios, e mandei a documentação para eles e eles fizeram minha matrpicula, eu só precisei comprar minha passagem e arrumar um apartamento! Se quiser saber mais me escreva: mdanacarolina@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto Eu tenho que pagar em média para uma agencia ou assessoria? Obrigado

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Alguem poderia me falar se a faculdade UAI é boa, alguem indica ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola tudo bem?? Me adiciona no meu whatsapp e conversamos +5491135182390 como é número da Argentina ha que adicionar assim

      Excluir
    2. E a melhor vc pode jogar dependencia pra frente que no metodo pbl nao pode

      Excluir
  4. Olá, gostaria de saber qual a melhor faculdade de medicina para se cursar na Argentina?

    ResponderExcluir
  5. Olá, vc poderia me dizer se a Fundacion H A Barceló é realmente tradicional?

    ResponderExcluir
  6. Olá, voe poderia me dizer quantocerca de quanto sai fechar como vc com uma agencia de intercambio?

    ResponderExcluir
  7. A UNLP é PBL ou tradicional ?

    ResponderExcluir
  8. olá voce poderia passar seu número para esclarecimento de dúvidas?

    ResponderExcluir
  9. Conheci dois estudantes de Medicina que passaram dois anos estudando na UBA. E pelo empenho e dedicação deles em todos os aspectos acadêmicos, vi que eram bons estudantes. Eles criticaram fortemente a aplicação do PBL lá, onde chegaram a passar quatro meses letivos sem ver nenhum professor, nem receber nenhuma orientação, ou mesmo nem receber casos ou problemas de estudo. Para quem conhece o PBL bem aplicado, é lamentável que alguns docentes usem a 'fachada' de uma moderna metodologia para dizer que praticam uma boa pedagogia no ensino de medicina. Lamentável.

    ResponderExcluir