segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Como trabalhar na Argentina parte II: Trabalhando no ''negro''


Dando continuidade a sequência de como trabalhar na Argentina, esse post vai para você que não pode esperar o tempo necessário que eu citei aqui no primeiro post, e precisa ganhar dinheiro rápido, o que tem que fazer é buscar trabalho ''negro''.


  • O que é trabalho no mercado ''negro'':
Trabalhar no mercado negro, é o termo que é usado na argentina, para denominar aquele trabalho que no Brasil nós chamamos de sem registro em carteira, ou seja, você recebe um salário fixo, e comissão por vendas, no caso do trabalho na Argentina.


  • E o que exatamente irei vender no trabalho negro?
Geralmente, quem procura trabalhar nesse tipo de mercado, vende pacotes de passeios para turistas que passam pela Calle Florida, que é a principal rua do centro de Buenos Aires ou nos arredores, e é um trabalho para pessoas que não são timidas, pois você tem que abordar o turista que está passando e convencê-lo a comprar o pacote com você.

Exemplo que acontece muito comigo quando estou no centro fazendo algo: a cada meio passo que eu dava vinha uma pessoa falar;
         
 - Olá, bom dia, estaria interessada em fazer um passeio, ou ir a um show de tango?

Geralmente quem trabalha com isso segura uma plaquinha para mostrar os passeios, e cada agência tem uma distância que pode trabalhar, pois são muitas agências que fazem isso


  • E como funciona a relação de salários e a horários de trabalho?
Olha, geralmente a pessoa recebe um salário fixo por semana que varia de $ 200 a $ 500 PESOS ARGENTINOS dependendo da agência, mais a comissão que varia de 05% a 15% em cima de cada pacote vendido.
Os horários de trabalho variam de acordo com a agência de viagens que você for trabalhar, meu amigo, por exemplo, foi trabalhar em uma agência que dava a opção de meio período, porém pagava metade do salário fixo.

  •  E como faço para conseguir?
Simples, assim que você quiser, é ir até a Calle Florida (Estação Linha B do metrô - Calle Florida) e procurar algum brasileiro com uma plaquinha na mão, e isso é muito fácil pois são muitos brasileiros que trabalham com esse tipo de vendas, e perguntar a algum deles se tem vaga de vendedor disponível, e, sempre tem em alguma agência.


  • Recomendações:
- É contra-indicado para quem tem algum tipo de problema de saúde, pois faça chuva ou faça sol você tem que ficar na rua de pé o tempo do seu expediente todo, tirando o tempo que tem para almoço.

- Se você tem dificuldades de se relacionar com outras pessoas, pode esquecer esse tipo de trabalho, pois para fazer um turista fechar um pacote com você é necessário muita ''lábia'' e ''jogo de cintura''  como chamamos aqui no meu estado, ou seja, tem que fazer a cabeça do cliente para ele acreditar que a agência que você vende é a mais confiável, tem o melhor preço e etc.

- Esse tipo de trabalho depende muito de você ganhar dinheiro ou não, conheço gente que faz ótimas vendas e outras que não ganham quase nada, por isso, é um trabalho que é para ser temporário, até você acertar sua documentação e procurar um emprego fixo, pois além disso tudo, não possui nenhum tipo de benefício como plano de saúde, etc.

Próximo post sobre Trabalho na Argentina: sites que te ajudam a arrumar um emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário