quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Como trabalhar na Argentina parte III: Sites para arrumar um emprego com carteira assinada:


Assim que ficar pronta a sua CUIL, ou seja, sua carteira de trabalho Argentina como falei nesse post aqui, você já pode se candidatar para trabalhar nas empresas.

  • Sites de busca de empregos:

- LinkedIN: http://www.linkedin.com/ 

 - Classificados do Jornal Clarín: http://www.empleos.clarin.com/Postulantes

- Infojobs Argentina: www.infojobs.com.net

- Classificados do Jornal La Nación: http://especiales.lanacion.com.ar/varios/clasificados/


- Bolsa de Trabajo: www.computrabajo.com.ar

- Job Rápido: www.jobrapido.com 

- Trabajando: www.trabajando.com.ar 


- Ministério del Trabajo: http://www.trabajo.gov.ar/buscastrabajo/



- Universia Empleo: http://empleos.universia.com.ar/

  • Salário Mínimo: 
O salário mínimo Argentino, para 2017 será de $ 8000,00 PESOS ARGENTINOS.
  • Dicas: 
- Sempre coloque no curriculum que é EXTRANJEIRO (estrangeiro), e claro, sua nacionalidade.

- Se o site de ter a opção de colocar dois tipos ou mais de curriculum, coloque um curriculum em espanhol, outro em português, muitas empresas argentinas valorizam muito o português como fluência.

- NÃO ADIANTA NADA, procurar emprego sem ter ao menos uma certa fluência em espanhol, então, enquanto você espera todas as documentações ficarem prontas, corra atrás de aprender a falar bem espanhol, já imagina chegar em uma entrevista e não saber responder metade das coisas? Por mais que muitas empresas valorizem o português, o mais importante é o espanhol.

  • Observações:
- A maioria das empresas argentinas não pagam vale-transporte, ou seja, sai do seu próprio bolso, e algumas são as exceções que te buscam com o próprio ônibus.

- Na Argentina, o FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço), eles descontam uma porcentagem do seu salário por mês, e quando você sai da empresa, eles te dão o dinheiro conforme o número de meses que você ficou na empresa e foi ''juntando''. Porém, há um diferença de valores, se você é demitido recebe um valor, mas se pede demissão, são descontados valores por rescisão de contrato.

- Algumas empresas pagam planos bons de saúde, mas a maioria, desconta do seu salário uma porcentagem para o que eles chamam de Obra Social, que te dá descontos a medicamentos, e acesso a hospitais que são dessa rede, digamos que é um SUS melhorado, pois esse plano é bem mais bem básico.

- É descontado de todo empregador, no próprio salário, uma porcentagem para obras sociais.

- Assim como no Brasil, tem que haver paciência, pois pode ser que encontre emprego rápido ou não, por isso é bom levar uma reserva de dinheiro para ficar uns tempos sem trabalhar, ou, trabalhar no mercado negro, como eu falei nesse post aqui.

Obrigada minha amiga amada Renata Oliveira por me ajudar nesse post! :)



2 comentários: