Iniciando uma série de posts falando sobre o que você precisa saber/fazer ao chegar na Argentina, uma das coisas que mais deixa as pessoas que vão aflitas é buscar um lugar para morar, bem, eu recomendo ficar em hostel primeiro (hostel nada mais é que um nome mais bonito para o famoso albergue), ou seja, é como se fosse um hotel, porém muito mais barato e que dormem até 8 pessoas (ou mais) no mesmo quarto,claro que existe opções, por exemplo: quarto de 2 pessoas quarto de 4 pessoas, etc, o que muda é que quanto menos gente mais caro sai. Existem hostels muito bons em Buenos Aires, e muitos estudantes quando chegam ficam em algum.
- Benefícios de ficar em um Hostel:
- Fazer amizades: muita gente chega e vai para hostel, é bom pois, agora no começo do ano, você irá conhecer muitos estudantes que estão passando o mesmo que você, e isso pode criar amizades e até companhias para divisão de apartamentos.
- Mais tempo para procurar um apartamento: Eu SEMPRE falo que a melhor coisa é chegar primeiro em Buenos Aires para ai sim buscar um apartamento direto com o dono ou em imobiliárias locais, pois, geralmente as imobiliárias de brasileiros que divulgam na internet te cobram uma fortuna de comissão, depósito e aluguel,não só eu mas muitas pessoas que foram se arrependeram de terem alugado pela internet, quisera eu ter tido alguém para ter me alertado.
- No preço, todos incluem wifi e alguns café da manhã.
- Você não precisa fechar o mês, pode escolher a quantidade de tempo que quiser!
- Opção de reembolso: Por exemplo, você fecha 60 dias e em 45 dias estando lá você encontra um apartamento,não tem problema! Eles devolvem o dinheiro referente aos dia que você não ficará.
- Malefícios de ficar em um Hostel:
Bom...como nem tudo são flores, há também seus pontos negativos como:
- Banheiro coletivo: geralmente é um banheiro para cada andar, há que torcer para que os outros moradores sejam higiênicos.
- Pessoas diversas: Não só estudantes buscam hostel para ficar, a maioria que vai, são turistas que estão somente de passagem, o legal é conhecer gente do mundo todo, maaas, as pessoas estão lá para diversão, por isso que eu sempre recomendo chegar um mês antes das aulas começarem,para ter tempo de procurar um apartamento, pois enquanto ainda se está de férias, é até legal, mas, começando as aulas há que ter tranquilidade para estudar.
- Compainhas de quarto: Não há como escolher com quem você irá viver por esse período, muitos hostels dão a opção de quarto individual, há que consultar, porém cobram mais caro, e se fica pesado financeiramente para você, há que ter mente aberta e aceitar que você vai conviver com pessoa que tem culturas diferentes da sua.
- Cozinha comunitária: em todos os hostels a cozinha é comunitária, então, é esperar que as pessoas tenham educação e não peguem alguma coisa sua.
Bom, agora vamos ao que interessa, segue abaixo uma lista dos hostels que eu acho que são melhores:
Site: www.hostelsuitesflorida.com
Campeão na escolha pelos estudantes brasileiros, conta com café da manhã incluso,wifi, e tem duas unidades, uma perto do Obelisco e uma na Calle Florida, bem no ''calçadão'' de Buenos Aires, aos estão perto do metrô, paradas de ônibus e supermercados. Eu recomendo ficar no da Calle Florida, é muito maior e muito mais organizado, além de que conta com um restaurante/bar no subsolo aonde se pode comer sanduíches e etc.
Aceita reservas online.
TEM OPÇÃO DE QUARTO INDIVIDUAL
2° IDEAL SOCIAL HOSTEL
http://www.idealsocialhostel.com/
Também conta com café da manhã incluso, wifi, conta com 1 jantar de cortesia para hóspedes por semana e 1 churrasco Argentino de cortesia a cada mês, localizado a três ruas do obelisco, perto de paradas de ônibus, metrô e suprmercados.
COM OPÇÃO DE QUARTO INDIVIDUAL.
3° V&S HOSTEL CLUB
http://www.hostelclub.com/
Também localizado no centro de Buenos Aires, conta com wifi,café da manhã incluso, perto de supermercados além de aulas de espanhol, é um casarão antigo super arrumado e bonito.
TAMBÉM COM OPÇÃO DE QUARTO INDIVIDUAL.
Bom, esses são os hostels que eu conheço pessoalmente e que e indicaria, porém, há muitos outros em Buenos Aires, basta procurar.
- Varia conforme cada hostel, escolha o que te agrade e entre no site, há como reservar e já fazer o pagamento aqui no Brasil, aliás, é o jeito certo, pois pode correr o risco de chegar lá e não haver mais vaga.
- Agências que eu não posso citar nomes cobram uma ''matrícula'' que não existe! A melhor forma é você mesmo fazer a sua reserva e pagar, pois, se você fechar com a agência de assessoria, corre um grande risco de cobrarem a mais na mensalidade e uma matrícula que não existe.
Uma última recomendação: leve cadeados e deixe suas coisas bem guardadas, pois são quartos compartilhados, não estou falando que alguém irá te roubar, mas é melhor não correr o risco, e ande sempre com dinheiro e documentos com você , a melhor opção é comprar um PORTA DÓLAR, queé uma bolsinha que você prende na barriga e ninguém vê, assim como essa na imagem:
Pronto, agora cabe a você escolher qual hostel você acha que é para você!
Caso você queira mais opções de hostels, acesse: