quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Como trabalhar na Argentina parte III: Sites para arrumar um emprego com carteira assinada:


Assim que ficar pronta a sua CUIL, ou seja, sua carteira de trabalho Argentina como falei nesse post aqui, você já pode se candidatar para trabalhar nas empresas.

  • Sites de busca de empregos:

- LinkedIN: http://www.linkedin.com/ 

 - Classificados do Jornal Clarín: http://www.empleos.clarin.com/Postulantes

- Infojobs Argentina: www.infojobs.com.net

- Classificados do Jornal La Nación: http://especiales.lanacion.com.ar/varios/clasificados/


- Bolsa de Trabajo: www.computrabajo.com.ar

- Job Rápido: www.jobrapido.com 

- Trabajando: www.trabajando.com.ar 


- Ministério del Trabajo: http://www.trabajo.gov.ar/buscastrabajo/



- Universia Empleo: http://empleos.universia.com.ar/

  • Salário Mínimo: 
O salário mínimo Argentino, para 2017 será de $ 8000,00 PESOS ARGENTINOS.
  • Dicas: 
- Sempre coloque no curriculum que é EXTRANJEIRO (estrangeiro), e claro, sua nacionalidade.

- Se o site de ter a opção de colocar dois tipos ou mais de curriculum, coloque um curriculum em espanhol, outro em português, muitas empresas argentinas valorizam muito o português como fluência.

- NÃO ADIANTA NADA, procurar emprego sem ter ao menos uma certa fluência em espanhol, então, enquanto você espera todas as documentações ficarem prontas, corra atrás de aprender a falar bem espanhol, já imagina chegar em uma entrevista e não saber responder metade das coisas? Por mais que muitas empresas valorizem o português, o mais importante é o espanhol.

  • Observações:
- A maioria das empresas argentinas não pagam vale-transporte, ou seja, sai do seu próprio bolso, e algumas são as exceções que te buscam com o próprio ônibus.

- Na Argentina, o FGTS (fundo de garantia por tempo de serviço), eles descontam uma porcentagem do seu salário por mês, e quando você sai da empresa, eles te dão o dinheiro conforme o número de meses que você ficou na empresa e foi ''juntando''. Porém, há um diferença de valores, se você é demitido recebe um valor, mas se pede demissão, são descontados valores por rescisão de contrato.

- Algumas empresas pagam planos bons de saúde, mas a maioria, desconta do seu salário uma porcentagem para o que eles chamam de Obra Social, que te dá descontos a medicamentos, e acesso a hospitais que são dessa rede, digamos que é um SUS melhorado, pois esse plano é bem mais bem básico.

- É descontado de todo empregador, no próprio salário, uma porcentagem para obras sociais.

- Assim como no Brasil, tem que haver paciência, pois pode ser que encontre emprego rápido ou não, por isso é bom levar uma reserva de dinheiro para ficar uns tempos sem trabalhar, ou, trabalhar no mercado negro, como eu falei nesse post aqui.

Obrigada minha amiga amada Renata Oliveira por me ajudar nesse post! :)



segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Como trabalhar na Argentina parte II: Trabalhando no ''negro''


Dando continuidade a sequência de como trabalhar na Argentina, esse post vai para você que não pode esperar o tempo necessário que eu citei aqui no primeiro post, e precisa ganhar dinheiro rápido, o que tem que fazer é buscar trabalho ''negro''.


  • O que é trabalho no mercado ''negro'':
Trabalhar no mercado negro, é o termo que é usado na argentina, para denominar aquele trabalho que no Brasil nós chamamos de sem registro em carteira, ou seja, você recebe um salário fixo, e comissão por vendas, no caso do trabalho na Argentina.


  • E o que exatamente irei vender no trabalho negro?
Geralmente, quem procura trabalhar nesse tipo de mercado, vende pacotes de passeios para turistas que passam pela Calle Florida, que é a principal rua do centro de Buenos Aires ou nos arredores, e é um trabalho para pessoas que não são timidas, pois você tem que abordar o turista que está passando e convencê-lo a comprar o pacote com você.

Exemplo que acontece muito comigo quando estou no centro fazendo algo: a cada meio passo que eu dava vinha uma pessoa falar;
         
 - Olá, bom dia, estaria interessada em fazer um passeio, ou ir a um show de tango?

Geralmente quem trabalha com isso segura uma plaquinha para mostrar os passeios, e cada agência tem uma distância que pode trabalhar, pois são muitas agências que fazem isso


  • E como funciona a relação de salários e a horários de trabalho?
Olha, geralmente a pessoa recebe um salário fixo por semana que varia de $ 200 a $ 500 PESOS ARGENTINOS dependendo da agência, mais a comissão que varia de 05% a 15% em cima de cada pacote vendido.
Os horários de trabalho variam de acordo com a agência de viagens que você for trabalhar, meu amigo, por exemplo, foi trabalhar em uma agência que dava a opção de meio período, porém pagava metade do salário fixo.

  •  E como faço para conseguir?
Simples, assim que você quiser, é ir até a Calle Florida (Estação Linha B do metrô - Calle Florida) e procurar algum brasileiro com uma plaquinha na mão, e isso é muito fácil pois são muitos brasileiros que trabalham com esse tipo de vendas, e perguntar a algum deles se tem vaga de vendedor disponível, e, sempre tem em alguma agência.


  • Recomendações:
- É contra-indicado para quem tem algum tipo de problema de saúde, pois faça chuva ou faça sol você tem que ficar na rua de pé o tempo do seu expediente todo, tirando o tempo que tem para almoço.

- Se você tem dificuldades de se relacionar com outras pessoas, pode esquecer esse tipo de trabalho, pois para fazer um turista fechar um pacote com você é necessário muita ''lábia'' e ''jogo de cintura''  como chamamos aqui no meu estado, ou seja, tem que fazer a cabeça do cliente para ele acreditar que a agência que você vende é a mais confiável, tem o melhor preço e etc.

- Esse tipo de trabalho depende muito de você ganhar dinheiro ou não, conheço gente que faz ótimas vendas e outras que não ganham quase nada, por isso, é um trabalho que é para ser temporário, até você acertar sua documentação e procurar um emprego fixo, pois além disso tudo, não possui nenhum tipo de benefício como plano de saúde, etc.

Próximo post sobre Trabalho na Argentina: sites que te ajudam a arrumar um emprego.

Como trabalhar na Argentina Parte I - Tirando a CUIL (Carteira de Trabalho)


Muitas pessoas me perguntam se é possível trabalhar e estudar na Argentina, possível é, porém, se você pode só estudar é a melhor coisa, pois medicina na Argentina ou em qualquer lugar do mundo é um curso muito puxado, maaas, se você não tem outra opção, para conseguir procurar emprego funciona assim:


  • Primeiro passo: Ter o DNI ou a Precária em mãos:
O DNI, é o RG Argentino, ou seja, sua identidade como tem aqui no brasil, todos que vão viver na Argentina tiram esse DNI que é sua dupla cidadania válida por 15 anos, quem pretende viver mais que isso na Argentina tem que revalidar após esse tempo, as agências de assessoria ajudam o aluno a tirar o seu DNI, marcando uma hora na imigração quando o aluno já está em Buenos Aires, e o documento fica pronto em 3 meses e é como o da foto abaixo, porém, com sua foto, seus dados, e um carimbo vermelho em cima da sua foto escrito EXTRANJERO.

- Mas como assim Ana, vou ter que esperar três meses para conseguir dar entrada nos papéis para trabalhar?
Não. Quando você for até a imigração tirar seu DNI, assim que terminar todo o processo que dura de três até seis horas, você irá receber um certificado de residência PRECÁRIA (provisória) nesse mesmo dia, que é um papel igual a esse da imagem:
Esse papel comprova que você ja é um residente argentino. Com esse papel em mãos você já pode dar entrada na sua CUIL (Código Único de Identificação Laboral), que é a carteira de trabalho argentina, e assim entramos no segundo passo.

  • Tirando a CUIL:

Para tirar a CUIL, você deve procurar uma agência da ANSES (Administrácion Nacional de Seguridad) e para achar a filial mais perto de você é apenas chamar o número 130 e perguntar ou entrar no site: http://www.anses.gob.ar/ , geralmente são pequenas as filas e a sua CUIL sai no mesmo dia.

Representação de uma agência da ANSES.
Os documentos requisitados para tirar a sua CUIL são:

- Certificado de Residência Precária ou DNI (Original e Foto)

- Comprovante de Residência (Original e Foto): Esse documento a agência irá te encaminhar para tirar na delegacia mais próxima da sua casa, pois sem esse documento você não consegue dar entrada nos trâmites do DNI.

- Após isso você já terá a sua CUIL nas mãos no mesmo dia, e, assim quando receber o DNI Permanente em mãos, é bom atualizar o cadastro com o número do seu DNI.

  • Recomendações:
- O visto de entrada que você recebe quando chega em Buenos Aires dura três meses, e geralmente as agências deixam para tirar sua precária beirando os três meses, com isso, é essencial ir com uma reserva de dinheiro para ficar ao menos quatro meses sem  trabalhar, pois assim que você tira a CUIL, é que começa a busca pelo trabalho, e geralmente pode demorar para ser contratado por alguma empresa, então, é bom ter essa reserva para ficar tranquilo até começar a trabalhar.

Próximo post sobre a série de como trabalhar em Buenos Aires: Trabalho no ''negro''.






quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Ensino PBL x Ensino Tradicional


Muitos estudantes que decidem estudar na Argentina ainda se confundem a respeito da diferença desses dois métodos de ensino até por que, no brasil, que eu tenha conhecimento, somente uma faculdade no sul possui método de ensino PBL, ainda é um ensino que está obtendo seu espaço e confiança, porém, na Argentina, mais faculdades já aderiram, bem, vamos la explicar o que é cada uma:

  • Ensino Tradicional:
É aquele método de ensino que nós estamos acostumados a ter na escola desde o jardim de infância, no qual o professor tem um plano de estudos, e cada aula explica um assunto, e depois é passado provas, trabalhos, etc. Não tem muito o que dizer, pois já estamos acostumados com esse ensino desde sempre.

  • Ensino PBL (Baseado em Problemas)
"Os docentes expõem um caso para estudo aos estudantes. De seguida, os estudantes, estabelecidos em grupos de trabalho, identificam o problema, investigam, debatem, interpretam e produzem possíveis justificações e soluções ou resoluções, ou recomendações. A ABP tem como base de inspiração "os princípios da escola activa, do método científico, de um ensino integrado e integrador dos conteúdos, dos ciclos de estudo e das diferentes áreas envolvidas, em que os alunos aprendem a aprender e se preparam para resolver problemas relativos a sua futura profissão." Fonte: Wikipédia.

Ou seja, o Ensino PBL, criado originalmente na Europa, é aquele que o professor da matéria não vai chegar e explicar todo o conteúdo, pelo contrário, ele vai chegar, passar um caso para você pesquisar no que seja, internet, livros, até encontrar a solução, é um método, que na minha opinião, te ensina a ser auto-ditada, e isso aumenta a sua agilidade de percepção.

  • Exemplo:
Em uma aula de anatomia do coração:

- No ensino Tradicional: o professor irá explicar tudo, detalhadamente, sobre do que o coração é composto, quais funções executa, e patologias (doenças) que podem ocorrer no coração.

- No ensino PBL: o professor irá te passar um caso clínico, e você, como não sabe nada a respeito da anatomia do coração, terá que estudar tudo isso para então, investigar o caso e solucionar o problema.


  • Faculdades Argentinas que são Ensino Tradicional:
Não irei citar todas, apenas as que mais são procuradas por brasileiros:

UBA - Universidad de Buenos Aires

Fundación Hector ''Barceló''
UAI - Universidad Americana Intrabierta Americana
Hospital Italiano


  • Faculdades Argentinas que são PBL:
UNR - Universidad de Rosário
Universidad Maimonides
Universidad de Córdoba 


  • Observações:
- A UBA, é uma universidade que se diz tradicional, porém, devido a relatos de muitos alunos, vemos que a falta de comprometimento dos professores que estão cada vez mais desestimulados (quem é professor da UBA não recebe por isso em dinheiro, apenas o título de professor, por isso, a maioria dá aulas na UBA e em particulares), e por conta da superlotação, os alunos acabam cada vez mais tendo que ser auto-ditadas.

- A UNLAM (Universidad de La Matanza) como eu expliquei nesse post aqui, quando expliquei sobre a faculdade, ela possui um método diferenciado de ensino, pois separa 50% do tempo para aulas no ensino tradicional e 25% para a resolução de problemas, é meio que uma mistura dos dois ensinos, dando prioridade claro ao ensino Tradicional.


- Muitas faculdades, mesmo sendo tradicionais, utilizam o PBL na hora de aplicar seminários, trabalhos e exercícios de fixação da matéria, isso é muito comum, tanto na Argentina quanto em qualquer lugar, e muitos desses exercícios baseados em problemas te fazem recordar de assuntos passados tanto da matéria que está estudando, quanto de outras, pois medicina é isso, um conjunto todo que forma um membro do corpo humano ou uma patologia, então é sempre importante recordar.



E aí, qual a sua escolha?

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Conheça: UNLAM - Universidad Nacional de La Matanza



http://www.unlam.edu.ar/

A Universidad Nacional de La Matanza se localiza na província de Buenos Aires na cidade de La Matanza, porém do centro são apenas 1hr00 de ônibus até a faculdade.
Eu estive pessoalmente em uma palestra da UNLAM, e confesso que a faculdade impressiona por ser nova, até por que o curso de Medicina lá existe há apenas 2 anos. Mas vamos lá para a forma de ingresso:

  • Ingresso 1° Fase:
A UNLAM possui uma forma de ingresso separada por duas fases, a primeira fase é o CBC que dura de agosto a dezembro e possui as seguintes matérias:

Biología (multiplica por 4)
Seminario de Comprensión y Producción de Textos (multiplica por 3)
Filosofía (multiplica por 3)

Essa ''multiplicação'' descrita acima, é por que, para aprovar, o aluno precisar ter no MÍNIMO, 70 pontos. Ou seja, se ele tirou 7 em biologia, 8 em seminário, e 7 em filosofia, vai ter ao total 73 pontos, ou seja, aprovado.

  • Ingresso 2° Fase:
O aluno tendo feito 70 pontos na primeira fase, é automaticamente aprovado para a segunda fase, que conta com uma matéria só chamada EDUCAÇÃO MÉDICA, que dura de fevereiro até o meio de março, e ele terá que desvendar um caso clínico, e sendo aprovado, tirando no mínimo uma nota 7, está finalmente no curso de medicina que se inicia em abril.

  • Outros pontos que você deve saber sobre a UNLAM:

- O curso de Medicina na UNLAM é novo, tem apenas 2 anos, por isso, ele é autorizado pelo MEC Argentino, porém só será reconhecido quando a primeira turma se formar.

-  A partir do primeiro ano de medicina até o terceiro, as aulas são integrais das 08hrs as 17hrs, e eles dividem esse tempo de segunda a sexta assim: 50% de aula teórica, 25% de discussão de casos clínicos e 25% de vivência hospitalar, ou seja, o aluno já é direcionado para ficar em hospital desde o primeiro ano, porém, nos primeiros 3 anos só como observador, a partir do 4° ano que se começa a tocar no paciente. 

- O curso da UNLAM de Medicina não possui todas as horas necessárias para atuar no Brasil, mas, na Argentina somente a UBA possui, então, os formados nas faculdades que não possuem, assim que prestam o exame do Revalida, completam a carga horária em faculdades brasileiras.

- O método de ensino é o Tradicional, porém são dados trabalhos para discussões de caso.

- Para se matricular, antes, é necessário assistir uma palestra, e assinar um termo para dizer que você está ciente e de acordo com as informações dadas e as diretrizes do curso.

- Próxima turma de Ingresso a ser formada: Agosto/2015, mas as inscrições começam antes!





segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Conheça: UAI - Universidad Abierta Intramericana



http://www.uai.edu.ar/

A UAI também é muito procurada pelos brasileiros pois contém professores da UBA, boa estrutura e unidades em Buenos Aires e em Rosário.
  • Ingresso:
A UAI possui duas fases de ingresso para nós estrangeiros que é uma prova de Espanhol, para testar seus conhecimentos em e
spanhol e custa 10% do valor da matrícula.
Sendo aprovado através da analise de um professor pois é necessário um nível de espanhol básico, o estudante é direcionado a um curso de nivelamento que dura em torno de 30 dias e possui as seguintes matérias:

         Comunicação Oral e Escrita;
         Biologia, Química e Física (tudo junto).

As aulas ocorrem duas ou três vezes na semana, e sendo aprovado nesse curso de nivelamento, cujo a média é no mínimo 60% da prova, o aluno esta automaticamente no primeiro ano.

  • Primeiro Ano:

Como a UAI praticamente não tem curso de ingresso, o primeiro ano é formado pelas seguintes matérias:
  1.  Anatomía Humana
  2. Histología - Citología - Embriología 
  3. Ética Profesional
  4. Práctica I
  5. Taller de Informática I
  6. Inglés I
  7. Genética Humana
  8. Filosofía e Historia de la Medicina
A média lá é com a UBA, que é 7, e todo aluno para aprovar na matéria é obrigado a final do semestre fazer uma prova com todo conteúdo do semestre em cada disciplina.


  • Valores:

Consulte aqui: http://www.uai.edu.ar/ingreso/carreras/medicina/
  • Horários:

Tem aula de manhã, tarde e noite.

Obrigada André Felipe, meu caro amigo, pelas informações dadas. :)


sexta-feira, 25 de julho de 2014

Conheça: Fundación A. Hector Barceló


http://www.barcelo.edu.ar/ 

Pessoal, eu estava de férias, porém, hoje volto iniciando uma série de posts sobre as faculdades particulares mais procuradas na Argentina, a campeã com certeza é a Barceló, escolhida por ter o mais baixo custo de mensalidade, que tem unidade em Buenos Aires, La Rioja e San Tomé.
Na Barceló não há vestibular, e sim o curso de ingresso, que é o primeiro ciclo da medicina.


  • Curso de Ingresso:
 A Barceló possui um curso de ingresso chamado de ''pré-grado'' que é composto por as seguintes matérias:
 Anatomia; 
Biologia;
Química; 
Antropologia Médica;
          Epistemiologia;

          Atenção Primária a Saúde I.
Durante o pré-grado, são realizadas três provas:

-ERA 1 (Primeira Prova): Prova de múltipla escolha com 200 questões referente a matéria da metade do curso.


-ERA 2 (Segunda Prova): Outra prova de múltipla escolha com 200 questões referente a matéria da outra metade do curso.


- EFI (Avaliação Final): É a prova final, que contém 200 questões também de múltipla escolha referente a TODA matéria cursada no pré-grado, e para aprovar nessa prova se tem que ter média de no mínimo 4,00, ou seja, tem que acertar no mínimo , 60% da prova!


Além disso, para aprovar é necessário:


- Fazer os trabalhos requisitados.


- Ter no mínimo 80% de presença.


Caso você não passe na EFI, tem direito ao recuperatório, e se não passar no recuperatório, é necessário fazer o pré-grado de novo.



  • Duração do Curso de Medicina:
A duração depende de quando você inicia o pré-grado, pois o pré grado abre turma em maio, agosto e janeiro, porém, turmas do primeiro ano de medicina só abrem em abril, então, por exemplo, se você inicia o pré-grado em maio de 2015, só poderá iniciar a medicina em abril de 2016, porém, terá mais tempo para fazer o pré-grado. Seguindo essa lógica, a duração do curso é:

-Pré-grado iniciado em Maio: 6 anos e 8 meses.


-Pré-grado iniciado em Agosto: 6 anos e 4 meses.


-Pré-grado iniciado em Janeiro: 6 anos.


Para quem quer Barceló, eu recomendo fazer o pré-grado em maio, por que, fazendo em janeiro, o individuo terá apenas 3 meses para aprender toda a matéria e passar em todas as provas, o que, pode ser na maioria das vezes mais difícil.


Lembrando que a Barceló não tem todas as horas exigidas para trabalhar no Brasil, então, quem se formar e prestar o revalida terá que fazer complementação no Brasil.



  • Valores:
Valor da mensalidade para 2017: $ 5.200,00 pesos argentinos



domingo, 22 de junho de 2014

Custo de vida em Buenos AIres - Parte III - Aluguéis


Quem vem para cá sabe que a parte que o bicho pega é alugar apartamento, pois muitas imobiliárias pedem muita comissão, garantia e tudo mais, por isso, esse post é para te ajudar a justamente fugir disso!
Aqui, tem lugares e preços para todos os gostos e bolsos, porém, geralmente quem vem prefere ficar mais cerca da Faculdade de Medicina da UBA, que logo também tem a Barceló que fica ao lado, ou perto da Cidade Universitária.

Os bairros que tem cerca desses locais são:



  • Faculdade de Medicina: situada no Barrio Norte, os bairros mais cerca são: Palermo, Recoleta e Microcentro
  • Cidade Universitária: Belgrano e Nuñes.       
Em números, um aluguel por uma imobiliária que se vê em facebook não sai menos que $ 6.500,00 pesos para 4 pessoas em um monoambiente, que é muito comum de ser alugado para estrangeiro aqui, que nada mais é que um apartamento sem divisória. Muito caro para um espaço tão pequeno e fora que para entrar tem que pagar 3 aluguéis (valores referentes a aluguel do primeiro mês, comissão e depósito de garantia que pode ou não ser devolvido no final do contrato).
O problema maior é que como somos estrangeiros, temos opções limitadas, os donos geralmente pedem garantia proprietária, ou seja, que a pessoa tenha um imóvel na Argentina, mas nada que seja impossível, por isso, deixo abaixo sites que eu conheço e que são confiáveis para buscar um apartamento ou habitação:

  • CompartoDepto
Encontrei aonde eu me mudarei nesse site. Nada mais é que um facebook para busca de companhia de moradia, ou seja, você cria seu perfil, coloca suas características (tudo em espanhol, claro) e assim, busca uma melhor opção para você, colocando a preferência por bairro, faixa de preço e tudo mais. E com isso gostando de um apartamento, você entra em contato via mensagem pelo próprio site com o proprietário, e se ele gostar do seu perfil vai contatar a você.
  1. Pós: Tem várias opções disponíveis em bairros muito bons e com preços muito melhores do que fechar com uma imobiliária de apartamentos temporários.
  2. Contras: Você tem que ter muita cautela, pois vai dividir com uma pessoa que não conhece, e também tem que tomar cuidado para não cair em golpe.


  • Solo Dueños
www.soloduenos.com.ar
O próprio nome já diz, é um site onde os próprios donos colocam seus apartamentos disponíveis para aluguel, tem a opção no próprio site de mandar e-mails para os donos.
  1. Pós: Negociação direto com o dono, e os preços são bem mais baixos que os de imobiliária, ou seja, geralmente não se cobra comissão.
  2. Contras: Geralmente apartamentos assim não vem mobiliados, porém, vale muito mais a pena comprar uma mobília básica que não é cara aqui, até por que você morará muitos anos aqui, do que alugar um mobiliado e por um preço absurdo.

  • Airbnb
É um site de busca que vai desde a quartos para alugar até apartamentos completos, ou seja, uma mistura dos dois sites que eu postei acima.

  • Dicas:
Escolha bem com quem irá dividir apartamento, o grupo meu grupo do facebook está ai para isso mesmo, fazer amizades que poderão ser possíveis ''roomates'' (colegas de quarto), porém, tenha em mente que pode dar certo ou não, por que a conversa por internet é bem diferente da realidade do dia-a-dia.

- Como somos estrangeiros, alguns donos se sentem com medo de alugar, uma tática é conversar com o dono e se ele aceitar, você paga um depósito de garantia do mesmo valor que o primeiro aluguel, como uma forma de deixa-lo mais seguro.

- Caso feche um apartamento com uma imobiliária, eles vão tentar fechar contratos de seis em seis meses, tente fechar de mais tempo, ou seja, um ou dois anos, senão você irá ter que pagar comissão de seis em seis meses a eles, ou seja, cada vez que renovar o contrato.

-Geralmente esses aluguéis vem com tudo incluso, as chamadas aqui de ''expensas'', ou seja, água, luz, e até wifi dependendo do apartamento.

- Caso você não gostou de esses sites, e se sente mais confiável alugando com uma imobiliária, deixarei abaixo alguns sites que eu mesma visitei quando estava procurando apartamento  para vim estudar aqui:

domingo, 15 de junho de 2014

Custo de vida em Buenos Aires ATUALIZADO 2017 - Visão Geral


Olá pessoal tudo bem? Hoje vou começar a falar sobre o custo de vida em Buenos Aires, que será dividido em vários posts, o primeiro irei fazer uma visão geral de gasto aqui.


Lembrando que, é só um esboço pois a economia da Argentina é maluca e tudo pode mudar a qualquer momento, até por que cada pessoa que vem para cá tem o seu orçamento, mas basicamente com quanto mais ou menos se vive confortavelmente? 


Eu diria que MÍNIMO: R$ 1.500,00 (valor para 2017)
  • Pagando um aluguel de até R$ 700,00.
Este valor seria para uma vida bem de estudante, dividindo quarto com alguém em algum apartamento ou residencia universitária.


Alguns pontos importantes a ressaltar:

- Esse valor é baseado no cálculo de uma pessoa que estuda em uma universidade pública.

- Se você deseja morar sozinho, calcule que um apartamento monoambiente sai no mínimo R$ 1.500,00 por mês. 

- Busque sempre as melhores ofertas no mercado pois assim você poderá economizar mais ainda!

- Ainda sobre mercado, trate de não ir toda semana, e sim de 15 em 15 dias, assim você evitará cair em tentações.

- Procure morar perto da faculdade que você escolheu, assim evitará gastar com transporte.

E ultimo e não menos importante...

Morar sozinho em outro país implica muitas renúncias, mas não renegue a você mesmo uma saída para comer de vez em quando, as vezes quando bate saudade de casa, faz bem para você mesmo se dar um luxo de fazer algo prazeroso. Buenos Aires tem uma oferta enorme de restaurantes e cafeterias para todos os bolsos e gostos,e o melhor é que todas elas são encantadoras!

Custo de vida em Buenos Aires - Parte I - Supermercado



Foto: Reprodução

(Atualizado em 2016)


Iniciando sobre custo de vida, nada melhor que falar de alimentação.
  • Lembrando sempre que a Argentina vive com uma economia louca e os mesmos preços de hoje não serão o de amanhã, podendo ser maiores ou menores.
Site do COTO: http://coto.com.ar/
Minha dica pessoal: eu sempre encontro frutas e verduras com ótimo preço no Dia pois eles dão descontos grandes para quem tem o cartão de desconto.
O cartão de desconto se obtém ai no mercado mesmo e eles te dão na hora, pode ser feito com seu RG!
Bom, é claro que ha mais redes de supermercados em Buenos Aires, mas essas são as que geralmente tem em todo lugar e com uma boa oferta de produtos. O coto sem dúvidas tem mais variedades que o Dia, porém o dia sai ganhando em preços de produtos básicos.
Outras dicas importantes:
  • Evite comprar nos famosos CHINOS de Buenos Aires, que são aqueles mercados que tem um ou mais por esquina, e se chamam assim por que a maioria dos proprietários são chineses, por que os preços são muito maiores que em grandes redes de mercado, por exemplo, o mesmo pão que eu pago $ 25,00 pesos no COTO ou no CARREFOUR, eu pago $ 33,00 pesos no Chino, por isso vale a pena deixar a preguiça de lado e ir comprar em um mercado de rede.
  • Os mercados em geral cobram por cada sacola plástica, então, é sempre bom guardar a sua.
  • Mercados grandes aqui a partir de uma certa quantia não cobram entregas.
  • Para carnes evite comprar em supermercados, pois são mais caras. Há uma grande oferta de açougues por Buenos Aires.




SUPERMERCADOS MAIS CONHECIDOS

COTO

A rede de Hipermercados Coto é a cadeia de supermercados mais grande do país, em cada bairro tem pelo menos um, ou mais. 
O bom dessa rede é que eles oferecem um cartão chamado COMUNIDAD COTO que todas as terças e quintas o cliente obtém 15% de desconto em sua compra. Além de outros descontos em produtos que eles escolhem a cada dia.
Esse cartão pode ser feito com RG e chega em seu domicilio.




SUPERMERCADOS DIA


Sim, você não leu errado! Aqui na Argentina a rede de supermercados Dia tambem esta presente!
Assim como no Brasil, o Dia é um bom mercado para se encontrar ofertas de cesta básica (arroz, macarrão, etc).
Como no mercado Coto, o Dia também conta com seu cartão de desconto llamado TARJETA DIA, e com ele você pode obter descontos em diversos produtos.



Site do Dia: https://www.supermercadosdia.com.ar/ofertas/


Mas é isso pessoal, é para ter uma base mesmo de gastos com comida, em outro post falarei de preços de fast foods e tudo mais, e quem se interessou tem o site de alguns outros grandes mercados aqui:

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Recomenda Aí: Tradicional ou UBA XXI?


Bem, na MINHA opinião se eu fosse recomendar, eu recomendaria o UBA XXI.

Mas por que Ana?



  • Mais flexibilidade de horário, você faz sua rotina.
  • Poder assistir quantas aulas quiser e no horário que quiser sem se preocupar em reprovar por falta.
  • Tem disponível todo o cronograma na internet, e também sempre tem um professor online para tirar dúvidas.
Agora fica a critério de cada um. :)

CBC - Tradicional & UBA XXI


Partindo que agora você já sabe como funciona o primeiro ciclo da carreira de Medicina, vamos falar das duas formas de cursar o CBC, pelo modo TRADICIONAL e pelo UBA XXI.



  • CBC - Tradicional
O CBC Tradicional é aquele no qual você tem aula igual em uma escola, você tem que frequentar as aulas nos dias que você tem no campus que você foi designado. Nessa modalidade cada aula tem duração de 3 horas e você pode ter até 6 faltas por matéria, caso houver mais (sem justificativa) você está automaticamente reprovado.

Mas, tem aulas todos os dias?



  • Não. Você tem aula os três dias correspondentes as três matérias, ou também pode ser dois dias de aula por semana e ter duas matérias no mesmo dia. Porém isso não impede você de assistir aulas de outras turmas em outros dias como ouvinte, porém, eu não recomendo pois os assuntos são os mesmo e você quando chegar aqui vai ver que tem que estudar muito em casa ou na biblioteca.

Quando começam as aulas?

  • Na última semana de março.


  • UBA XXI
É uma modalidade a distância, ou seja, você tem um login no Campus Virtual da UBA, e nesse campus você tem acesso as matérias, listas de exercícios, e sempre tem fóruns com professores online para tirar suas dúvidas. Porém não é totalmente online, pois as provas são feitas presencialmente e todo dia tem tutoria das matérias.
Mas peraí, como assim tutorias?


  • Simples, quando você é do UBA XXI tem a lista de livros que precisa comprar, e através do seu login virtual tem o cronograma da matéria, e nesse cronograma mostra qual a matéria deverá ser estudada na semana, e essa tutoria é um tira-dúvida com os professores em classe. Tem professores do UBA XXI que eu presenciei que dão aula nessas tutorias, porém eles sempre frisam que o ideal é estudar antes e chegar sabendo a matéria ao menos o básico, pois como eu disse, não são todos que dão aula na tutoria, outros somente tiram dúvidas dos exercícios.
E quando começam as aulas?


  • Uma semana antes de começar a do CBC Tradicional.
Eu fazendo UBA XXI posso ir para Argentina só quando estiver próximo as provas?


  • Sim, mas é altamente recomendado vir antes para se adaptar ao idioma e também para frequentar as aulas!
Posso assistir as aulas do Tradicional?


  • Sim! Você pode assistir quantas quiser como ouvinte.
Links úteis:
Portais do UBA XXI:
 http://www.ubaxxicampusvirtual.uba.ar/
http://login.rec.uba.ar/

Portal CBC Tradicional:

http://www.cbc.uba.ar/HomePage

terça-feira, 27 de maio de 2014

Ciclo Básico Comum (CBC) - O que é?


Esse é o primeiro passo para estudar na UBA:
Para ingressar em qualquer carreira na UBA, é necessário fazer o Ciclo Básico Comum, que nada mais é que o primeiro ano da faculdade, pois a UBA é divida em ciclos e a cada final de ciclo você aprovando em todas as matérias passa para outro ciclo automaticamente, não há como deixar matérias para depois.
Mas como assim Ana?
É bem simples de entender, veja só:

O CBC para MEDICINA é composto de seis matérias ao longo de dois quadrimestres, ou seja, duração total de oito meses, essas matérias são:
  • Matématica;
  • IPC - Introdução ao Pensamento Científico;
  • Química;
  • Sociedade e Estado (que nada mais é que a história da Argentina);
  • Física;
  • Biologia.
Pode ser feita de duas formas:
  • CBC TRADICIONAL, e pelo
  •  UBA XXI (Irei explicar depois o que é cada um e suas respectivas características).
Partindo disso, você tem até 3 anos para passar em todas matérias do CBC e quando passar, ai sim ingressa a carreira com matérias de Medicina em si.
  • Cada semana é um tema abordado diferente dentro da matéria, é como um cursinho mesmo, e ao longo do quadrimestre você tem as chamadas ''PARCIAIS'' que são as provas, e são 2 por matéria e sendo assim:  obtendo média 7 você ''promociona'' ou seja, passa direto, tirando entre 4 e 6,9 você faz uma prova chamada ''FINAL'' que contém toda a matéria do quadrimestre e a nota mínima para passar é 4.
Quando você se matricula no CBC, já está inscrito no curso de Medicina, mas não confunda isso com ser já um aluno de Medicina! A UBA é dividida em ciclos, começando no Ciclo Básico e após obter as aprovações você passa para o ciclo seguinte e assim por diante até acabar o curso, as matérias voltadas para medicina mesmo começam no segundo ciclo, que é o Biomédico e que dura 3 anos sem reprovações, porém falaremos disso em outro post.

Mas peraí, eu já sou formado em x coisas e mesmo assim tenho que fazer o CBC?



  • Sim, o CBC é obrigatório a TODOS que querem ingressar na UBA, dependendo da sua formação consegue eliminar uma matéria ou duas, mas não tudo por que o CBC é o primeiro ciclo e não tem como eliminar o ano todo.
E essas matérias estudadas vão servir de alguma coisa depois?
  • Sim e muito! Por isso mesmo existe o CBC, que não é perda de tempo não, e sim uma preparação para o curso, muita gente confunde com processo seletivo, pelo contrário, para passar na UBA depende de você pois sua vaga na Medicina já está garantida, basta só cumprir o ciclo.






Links úteis:
http://www.cbc.uba.ar/MEDICINA - Site Oficial do CBC